Notícias

Tribunal promove capacitação do PJe 2.0 para advogados

Mais de 100 advogados que atuam na área Cível da região metropolitana

Fonte: TJPB

Mais de 100 advogados que atuam na área Cível da região metropolitana da Capital foram capacitados sobre a versão do PJe 2.0 (Processo Judicial eletrônico). O treinamento aconteceu na manhã desta sexta-feira (10/5), no auditório do Fórum Cível de João Pessoa, e foi ministrado pelo gerente de Desenvolvimento da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal de Justiça da Paraíba, Ney Robson Medeiros. O PJe 2.0 começou a funcionar, no Judiciário paraibano, no dia 29 do mês passado, gerando mais agilidade à tramitação dos processos virtuais em todo o Estado.

Segundo o gerente, os advogados trouxeram suas duvidas mais recorrentes, demonstrando interesse e satisfação com a implantação da nova tecnologia. “Toda mudança requer adaptação à rotina de trabalho. Mas, conseguimos perceber que, mesmo em um curto espaço de tempo, os operadores do Direito estão mais familiarizados com essa plataforma, que traz rapidez e segurança aos causídicos”, disse.

Para o advogado Tarcísio José Nascimento Pereira de Melo, com a chegada do PJe 2.0, já foi possível perceber uma maior fluidez no trâmite processual. “Com o aperfeiçoamento do sistema, está mais fácil e rápido incluir petições e outros documentos. Além disso, tem a sensível diminuição do uso da senha. Agora, basta usar a senha apenas uma vez. Isso facilita muito”, comentou.

Segundo a advogada Adriana Morais, a capacitação serviu para um aprofundamento sobre a nova configuração do PJe 2.0. “Considerei de grande importância a realização deste curso, já que nós estávamos acostumados com a versão antiga. O Tribunal de Justiça está de parabéns, por implantar a nova ferramenta e disponibilizar um treinamento sobre isso”, ressaltou.

OAB-PB - O presidente da Comissão de TI da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), Ricardo Magalhães, explicou que a Ordem apoiará os advogados no uso do PJe 2.0, seja por meio da capacitação, seja através de solicitações ao TJPB. O presidente também explicou que a nova versão do sistema será compatível com o PJe Office, para login e assinaturas de documentos: “O usuário do PJe não precisará mais utilizar uma versão antiga do Mozilla Firefox, nem o navegador do Conselho Nacional de Justiça, podendo utilizar o browser de sua preferência”, afirmou. Ele disse, ainda, que todos os computadores das salas da Advocacia dos fóruns de João Pessoa e da região metropolitana da Capital já se encontram com o PJe Office instalado.